PREVENÇÃO PLAGIOCEFALIA

1. O QUE SÃO DEFORMIDADES CRANIANAS POSTURAIS? (SÍNDROME DA CABEÇA LISA)

• São deformidades na cabeça do bebê produzidas por uma pressão externa e constante no crânio.

• A maioria dessas deformidades aparece durante o primeiro ano de vida, especialmente nos primeiros 4 meses.

• A posição da cabeça do bebê é uma das principais causas do aparecimento dessas deformidades.

Normal

Plagiocefalia

Braquicefalia

Escafocefalia

2. POR QUE A PREVENÇÃO É IMPORTANTE?

Porque numerosos estudos revelam a conexão entre este tipo de doenças e atrasos no desenvolvimento cognitivo do bebê. Além disso, esse tipo de deformidade, seja facial ou cranial, causará problemas estéticos que, em alguns casos, podem resultar em falta de autoestima, já que a "Síndrome da Cabeça Chata" pode afetar outras partes do rosto e levar a deslocamentos ou deformidades nos ouvidos e / ou diferentes partes do rosto.

3. DESLOCAMENTO E ASSIMETRIA AURICULAR

4. ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO

Embora eles possam não estar diretamente relacionados a este tipo de doenças cranianas, o fato de um bebê manifestar a "Síndrome da Cabeça Chata" pode agir como um indicador de que algo precisa ser verificado em relação ao repouso do bebê. Pode haver uma causa médica após a "Síndrome da Cabeça Chata", como o Torcicolo, e por isso é muito importante abordar o seu tratamento com a ajuda de um profissional (neurocirurgião pediátrico, fisioterapeuta, osteopata). Se a causa não for médica, pode ser devido a hábitos que devemos rever, como dormir sempre na mesma posição ou do mesmo lado.

5. DÉFICIT FUNCIONAL

Alguns estudos revelam que, se a condição craniana for severa e afetar a posição da mandíbula, orelhas ou olhos, conseqüências podem ser derivadas na dicção, audição e visão.

6. GRUPOS DE RISCOS

  • Torcicolo
  • Bebês prematuros
  • Dislexia do quadril
  • Gêmeos
  • Homens
  • Primogênitos
  • Passar muito tempo recostado a 45º

7. É ALGO SIMPLESMENTE ESTÉTICO?

Há um debate intenso sobre esta questão: Enquanto alguns estudos mostram o risco de atrasos no desenvolvimento do bebê, alguns profissionais optam por considerar que a "Síndrome da Cabeça Chata" só tem efeitos estéticos, que serão disfarçados como o cabelo do bebê cresce (... com relação a este último, deve-se notar que numerosos casos afetam a testa do bebê). De qualquer forma, é difícil determinar se, por causa dos efeitos estéticos que derivam da "síndrome da cabeça chata", a criança sofrerá algum tipo de complexo ou se poderá causar outros problemas ao longo da vida: usar um capacete de bicicleta pode ser um desafio. Por todas essas razões, estamos convencidos de que a prevenção é extremamente importante.

Os efeitos da plagiocefalia podem ser refletidos na testa.

Exemplo: um capacete que não pode se ajustar.

8. COMO PREVENIR?

Para prevenir "a síndrome de cabeça chata" é necessário atuar em mais de um aspecto.

• Minimize o tempo que o bebê passa em assentos de carro ou dispositivos onde ele repousa a 45º, mesmo se você usar a Almofada MIMOS

• Pratique o TUMMY TIME diariamente e regularmente.

• Use a Almofada MIMOS quando o bebê estiver deitado de costas, em seu bebê conforto, berço ou carrinho.

• Adote a técnica "porteo", e com ela você reduzirá a pressão na cabeça (além de outros benefícios).

IMPORTANTE! Devemos ter em mente que, mesmo realizando tarefas de prevenção na "Síndrome da Cabeça Chata", existem outras causas que podem causar: ou genética ou um crânio extremamente mole. A análise sobre a prevenção e correção da "Síndrome da Cabeça Chata" deve ser abordada individualmente, caso a caso, já que para um bebê com crânio mole pode ser suficiente gastar 1 hora diariamente na rede para desenvolver a doença, enquanto em outros casos em que a consistência craniana é maior pode ser necessário até um período de 3 horas para causar o mesmo efeito. Recomendamos prestar atenção em como a cabeça do seu bebê evolui.